POR DENTRO DA LEI

Toda semana traremos um novo caso. São perguntas atuais, respondidas de acordo com os ensinamentos milenares do Talmud.

Desafie seu intelecto! Tente dar a resposta certa.

O GUARANÁ

 Pacheco estava hospedado num hotel cinco estrelas, e no seu quarto havia um frigobar com vários tipos de bebidas e guloseimas. No entanto, o preço de cada ítem era exorbitante. Era uma noite de verão e Pacheco se deixou seduzir, matando sua sede com um guaraná bem gelado que estava na geladeira, cujo preço era o equivalente a seis dólares!!

No dia seguinte, de manhã bem cedo, ele comprou uma garrafa de guaraná idêntica a que havia tomado e repôs na geladeira. Ninguém percebeu a troca e ele acabou saindo no lucro de cinco dólares, já que a garrafa que ele comprou custou apenas um dólar! Será que ele poderia ter agido desta forma?

RESPOSTA

 

Se no momentoem que Pachecopegou a garrafa ele tinha intenção de comprá-la, então ele pegou de acordo com o preço estipulado pela direção do hotel, e os donos do hotel não estão dispostos a vender a não ser que recebam dinheiro como pagamento. Portanto, Pacheco tem que pagar toda a quantia que o hotel cobra pelo guaraná, ou seja, seis dólares.

 

E se ele pegou a garrafa com a intenção de não pagar o preço exigido pelo hotel, então ele é considerado um ladrão, já que é óbvio que o hotel não vai deixá-lo pegar ítens do frigobar para consumir e devolver depois. E apesar de que um ladrão ao devolver o objeto roubado pode dizer para o dono, “toma aqui o que é teu”, e devolver o objeto, isto é quando trata-se do mesmo objeto que foi roubado; porém se é um objeto similar (mesmo idêntico) mas não o original, então não pode e ele tem que pagar em espécie pelo produto roubado.

 

Uma bebida do frigobar do hotel custa tanto e tanto, devido a que acrescido ao conteúdo da garrafa, o hotel vende o “serviço”, a manutenção e etc…. Portanto, vemos que o preço cobrado pelo guaraná no hotel não é pela bebida somente, e sim estão incluídos outros fatores no preço. A garrafa devolvida não carrega consigo todos estes acréscimos, e portanto, Pacheco tem que pagar o preço cobrado pelo hotel.

 

 



Deixe sua opinião e confira toda Quinta-feira a resposta correta:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: